sábado, 17 de outubro de 2009

1º emprego


2003


Eu um jovem de 19 anos, achava que o mundo era um lugar belo e as pessoas amigáveis e o que não imaginava é que ia entrar em uma cova de leões onde as pessoas queriam canibalizar umas às outras.
Meu pai me colocou na empresa, entrei na área comercial como assistente de comprar, mal sabia o que era uma rede de supermercados e lá estava eu na maior do país e em um setor que seria umpossível de entrar sozinho.
Comecei a trabalhar e não me saí mal, porém pecava muito nas minhas atitudes por ser "ingênuo", pessoas se aproximavam de mim e já achava que eram amigos, mas logo depois tomava uma porrada para aprender e não aprendia.
Uns meses depois a empresa se juntou a uma outra gigante do segmento aqui no meu estado e lá estava eu em um ambiente pior ainda!!!
Eu achava que era tudo ótimo, as pessoas minhas amigas e tudo mais... tomi porrada de todo o mundo, do meu gerente principalmente, haviam duas pessoas para cada função e é claro que uma ia ser mandada embora.
Não fui, fiquei, o RH me chamou, conversou comigo e eu disse que era muito interessado em fazer a coisa certa e que nada que eu fazia propositado. Ganhei uma aliada.
Fui para um treinamento de comprar em outra cidade com várias pessoas do meu setor e um diretor comercial nacional. Só que não entendeu isso fui eu e fiz muita besteira, falei muita besteira. Abracei o cara e tudo, imagina isso... vc abraçando e sacaneando seu próprio diretor nacional comercial... não sei o que, mas algo de bom esse homem viu em mim. Falo dele depois.
Quando voltei ao escritório as pessoas me olhavam estranho e nesse momento tive um estalo e vi a merda que fiz. Chamei meu gerente para conversar na semana seguinte e disse a ele que eu não fazia nada de propósito e que precisava da ajuda dele para me profissionalizar. Obtive-a. Ele ficou satisfeito pelo papo e disse que não achava que eu fizesse por ingenuidade e sim por estar querendo ser mandado embora. Ficou ao meu lado, mesmo não sendo meu amigo.
Um novo diretor assumiu o comercial do meu estado e o diretor nacional aquele do treinamento vivia por lá... era tudo o que eu não precisava mas ele contou tudo ao meu diretor e eu via quando os dois estavam na sala conversando sobre mim e me olhando pelo vidro... eu ficava com a cara quente, sabe como é?!!! Ele viu algo em mim e o meu diretor me pressionava para meu desenvolvimento, eu correspondi com muito trabalho.
Tinha nesse momento uma nova gerente e ela não tinha uma boa imagem minha, claro. Eu estava sendo substituído e no último momento a pessoa saiu da empresa. Eu fiquei no meu cargo e mostrei meu trabalho, ela me apoiou.
Um dos compradores saiu de férias e eu assimi a carteira dele sem que o mesmo soubesse e mandei muito bem! Dei resultado e comecei a ser melhor visto.
Tempos depois em uma reunião entre gerentes o diretor comentou que eu havia me desenvolvido muito profissionalmente, alguns me deram os parabéns outros não tocaram no assunto e eu fiquei muito satisfeito com aquilo. Me deu um ânimo tremendo para trabalhar.
Houve um grande corte na empresa e eu passei por ele, era assistente inda e o comprador a quem eu assistenciava foi mandado embora. Outro assistente foi promovido, mas não fiquei chateado.
Uns meses depois chegou minha vez.
Não vou falar muito do meu período como comprador pois esse foi bom, eu fui muito cobrado e correspondi bem às espectativas.
Um dia na matriz da empresa cruzei com o diretor nacional comercial e comentei com ele que eu havia sido promovido. Ele sorrindo disse que já sabia e eu vi um ar de acompanhamento naquilo. Fiquei contente, me deu mais ânimo ainda.
Tudo mudara, mas meu salário não por mais de um ano. Isso eu cobrava muito e incomodava meu novo diretor.Bem, eu já tinha experiência e chegou minha vez de ser mandado embora junto com mais um monte de gente em mais um estruturação da empresa.
Saí achando que nunca mais trabalharia naquilo pois não queria mais... Eu estava errado.
Isso era Novembre de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário