sábado, 17 de outubro de 2009

1º semana de trabalho


Estou tentando aprender sobre os produtos, limpeza e bazar serão os primeiros. Não sei bem o que devo fazer para falar a verdade e estou buscando muitas informações, mas não consigo sentar com a pessoa que hoje compra o que espero poder comprar pois ele está acumulando tarefas e está bem enrolado com tanto trabalho!!

O que posso dizer por enquanto é que isso aqui para mim é uma conquista, estou novamente onde comecei, pedi muito a Deus nesse tempo para me ajudar a conseguir uma recolocação como comprador mas ao mesmo tempo sempre pensei muito em como seria bom voltar no tempo e fazer algumas coisas novamente de uma forma certa... sabe minha interpretação do que está contecendo comigo hoje?

Deus me deu a oportunidade de recomeçar, ao mesmo tempo de trouxe devolta no tempo me trazendo até 18 de dezembro de 2008 quando comecei como assistente de compras, vivendo novamente o que já vivi e fazendo de forma acelerada até chegar novamente em 16 de outubr de 2009 e apenas 90 dias. Deus me deu a oportunidade de recomeçar.
Eu aprendi uma frase que nunca vou esquecer. " Recomeçar não é voltar atrás e fazer tudo denovo e sim voltar para ir muito mais longe."

Eu perdi o que penso que foi o amir da minha vida, perdi todo o meu dinheiro, perdi meus carros mas deus me deu a oportunidade de recomeçar.

Hoje tenho uma outra namorada que não é ainda o amor da minha vida, mas me ajuda muito mesmo e sei que vai ser bom estar ao lado dela.

Obrigado meu Deus por tudo o que o senhor esta me dando e agora só depende de mim.
Agora deixa eu ir trabalhar pois só faltam 88 dias!!!

Novo desafio




Antes de me chamar o dono da empresa perguntou a uma pessoa que trabalhou comigo se valia a pena ele investir em mim, essa pessoa disse que sim e deu uma outra referência, um chefe que acabou sendo o que me mandou embora. Esse outro chefe também positivou minha pessoa, dizendo que era um cara inteligente, dinâmico mas que precisav ser lapidado em algumas coisas.




Foi positivo isso vindo de uma pessoa que me viu lá no 1ºemprego fazendo todas aquelas merdas.



O outro é um negão gente boa, negão é como eu o chamo carinhosamente pois é uma pessoa com um coração enorme e merece tudo de melhor no mundo.



Preciso aprender a parte tributária do setor, os produtos, a rotatividade, enfim... tenho que recomeçar!!!!!

Procurando emprego


Quase dois anos depois de ter saído da umpresa do mercado varejista que havia sido meu primeiro emprego, decidi tentar retornar ao mercado.


Fiz contato com muita gente que eu nunca mais havia falado, com os que me odiavam e com os que gostavam de mim, não é muito mei jeito mas etou tendo que aprender a fazer isso e vou fazer. Confesso que isso demanda um pouco de humildade, coisa que nunca tive muito mas eu estou decidido. Vou mudar isso.


Coloquei meu currículo em um site famoso de busca de emprego e banco de currícuo. Fu chamado em uma empresa há 300km da minha casa para voltar à minha área que é de comrpador. Fi entrevistas, testes, teste de inglês, falei com o gerente comercial e me restava aguardar.


Fui chamado em uma empresa no centro da cidade onde moro, empresa essa de grande porte e multinacional, fiz testes e entrevistas. Me restava aguardar.


Uma outra entrevista em mais uma longíncua empresa. Fiz testes, entrevistas e me restava aguardar.


Uma pessoa que é conhecida do meu pai e amiga de uma dona de rede de supermercados disse que ia tentar com ela me ajudar. Fiz entrevista no RH da empresa e aguardei.


Uma das pessoas que pedi ajuda me ajudou a conseguir falar com o dono de duas lojas de varejo alimentício, fui lá, falei com ele mas a vaga que tinha era para um assistente de compras com um perfil segundo ele bem abaixo do meu. Essa pessoa me pareceu muito séria e disse que ia pensar em algo e se tivesse uma coisa para mim me ligaria. Lá vou eu aguardar.


Um amigo que não era tão amigo assim e que eu só havia visto duas vezes na vida eé supervisor de vendas de uma concessionária e dise que se eu quizesse me colocaria lá. Eu disse que queria ( não dá para ficar desempregado, não é mesmo? ). Fiz entrevista e fiquei aguardando.


Fui chamado para uma segunda etapa de entrevistas com a dona da empresa que a amiga do meu pai havia me indicado, conversei com ela e depois fiz o quê? Esperei!


Duas semanas mais fui chamado pela concessionária para levar todos os meus documentos ( VIVA!!!), eu não estaria mais desempredago, mas não estava contente pois não era o que eu queria de verdade... mas fui.


Em uma quarta-feira entreguei todos os meus documentos e começaria no dia 13 de outubro, uma terça feira após o ferioado do dia das crianças.


No sábado dia 10 o dono das duas lojas que eu havia conversado me ligou e perguntou se eu ainda queria ir trabalhar com ele. Disse que sim mas sem experiência de estar entre dois empregos disse que ok de ele me ligar na terça para nos encontrarmos. Terça eu ia fazer o quê? TRABALHAR em outra empresa!! Liguei para ele e falei tudo e que ainda queria muito ir trabalhar com ele e que para mim seria a prioridade.


O que acontece é o seguinte, eu queria recomeçar no varejo e para isso eu estava disposto a ganhar menos do que normalmente se paga a um comprador, mas eu queria muito retornar ao mercado.


Terça-feira eu fui na concessionária, fiz integração, fui ao banco, abri uma conta salário e fui trabalhar. Vendi um carro em menos de duas horas que tnha chegado e foi o único carro do dia. VIVA!!!


Às 17:00hs o dono lá daquelas duas lojas me ligou. Conbinei de ir no outro dia pela manhã falar com ele.


Dei um balão no trabalho e fui lá. A proposta que ele me fez foi mais ou menos o que eu não queria, mas foi muito boa... o salário não foi o que eu esperava mas a proposta me daria a possibilidade de aprender muita coisa que eu não sabia ainda, trabalharia com uma área que nunca havia trabalhado, limpeza, perfumaria, higiene e bazar.


Ele foi enfático me dando 90 dias para aprender tudo, me esforçar e conquistar a vaga de comprador, eu seria um assistente de compras. Aceitei o desafio e peguei a vaga.


Na mesma manhã fui na concessionária, falei com o gerente, fui ao RH e me desliguei. Entrei dia 13 e saí dia 14. Dia 15 já estava entregando tudo no RH da nova empresa.

Na rua novamente


Agora que eu estava novamente na rua da amargura tinha que bolar jeito de ganhar um dindin e o meu já havia acabado todo, são um ano e meio desempregado até esse ponto.
Resolvi tentar mercado de automóveis, financiei um carro que já era meu, coloquei um dinheiro no bolso e fui a um leilão de carros. Comprei um automóvel popular e achei que ia começar a comprar e vender carros.


Meu irmão virou para mim e disse que se eu fosse para uma loja de carros eu ia ganhar dinheiro pois aquilo eu sabia fazer. Pensei nisso e fui conversar com um dono de loja tio de um amigo meu. Comecei a trabalhar com ele ganhando só o que eu vendesse mas como tinha o meu carro para vender não achava que seria ruim.


Quando o documento do meu carro ficou pronto o mercado já estava uma merda e ele encalhou na minha mão. A loja não era ruim, mas o dono queria tudo para ele e não dava a chance dos vendedores venderem, muito olho grande mesmo. Imagine um cara que faz anuncio e coloca além do seu proprio celular, o telefone fixo que fica só na sala dele e quando o cliente liga diz que quando chegar na loja é para falar só com ele. Se você pega um cliente na rua o cara coloca mil dificuldades para fazer a venda e faz contas para baixo na hora de te pagar... se tiver pouco a receber ele fica satisfeiro mas se na hora de receber o valor semanal for suerior a mil reais ele começa a ficar puto.


Além dele tinha o sobrinho que era um pé no saco, um cara olho grande que tinha hostórico familiar dessa forma, o pai jogava, a mae bebia e ambos eram muito olhudos.


Depois de 4 meses exaustivos onde eu só fi me colocar para baixo vendo que aquilo não era coisa para mim e achando que estava perdendo meu tempo decidi deixar a loja e buscar um emprego.

Imobiliando


Entrei na imobiliária, era corretor e atuei em um empreendimento há usn 50km da minha casa. Eu era experiente com algumas coisas mas não com aquilo porém acabe me destacando e consegui ganhar um dinheirinho bacana.


Assumi uma gerência um mês e pouco depois de ter entrado como corretor, na verdade a empresa era uma divisão de uma gigante do segmento e que lidaria apenas com o segmento econômico, que são imóveis até 200 mil reais e eles queriam mesmo fazer corpo de corretores e com 10 gerentes e cada um com 15 corretores em média fazia-se uma equipe de vendas de 150 pessoas. Eu fui um pouco além e cheguei a ter mais de 30 na minha equipe, estava dando um bom resultado em contratação, desenvolvimento e retenção de pessoas porém vendas e dinheiro estava muito difícil de vir.


Paguei pra trabalhar por um bom tempo.


A empresa trocou diretoria, ajudei um mineiro filho da puta que no final se virou contra mim, me deu um prejuízo de 1500 reais, colocou minha imagem à prova, falou besteiras e mais besteiras de minha pessoa e tudo mais... mais uma vez eu estava tomando na cara de uma pessoa que eu julgava amiga e que podia contar comigo para o que fosse... foi chato isso... aliás, ainda tenho certa raiva disso, mas superando.


No último semestre do ano eu estava focado em um novo empreendimento há quase 100km da minha casa, mas com a certeza de que eu ia conseguir turar algo de lá. Consegui me destacar em várias reuniões com resultados de vendas superior à todas as outras equipes e com um planejamento estratéjico que ia dominar o mundo!!!! kkk


Em Dezembro a empresa estava muito estraha, mandou muitos funcionários embora ( corretor não é funcionário, é autônomo então mandar um cara que não lhe custa nada embora é burrice ) e eu via a hora de fecharmos as portas.


Viajei em Janeiro para o Nordeste, de longo acompanhava as coisas, um diretorzão da empresa pediu demissão, meu diretor deixou a empresa e voltou para o braço da empresa mãe, como gerente e eu fui com ele como corretor. Novamente eu corretando.


Resolvi sair da corretagem e saí.

Desemprego


Via-me desempregado!!! Mas como estava recebendo o auxílio desemprego e estava com o dinheiro do fundo de garantia, férias vencidas e rescisão de contrato não estava muito preocupado com dinheiro, porém não estar fazendo nada me incomodava bastante, claro que ligado a outros fatores que ocorriam na minha vida no mesmo período no âmbito pessoal e que não estaremos tratndo aqui, acabei trocando a noite pelo dia.


Tinha muita coisa para pagar e em dois meses metado do bom dinhero que havia recebido já havia ido embora e o que ainda restava eu podia medir até quando duraria e isso não era muito.

Não procurei emprego na área que acabara de sair pois eu acreditava ( e ainda acredito ) que não se consegue nada nesse nosso país sendo empregado de alguém e ia fazer de tudo para vender meus dois carros e juntar toda a grana que eu tinha e abrir um negócio. Pensei em auto center, aquelas lojas onde você vai trocar pneu, suspensão, escapamento e essas coisas mais do seu carro. Cheguei a fazer curso no Sebrae e me informar sobre como abrir uma empresa, mas fui rastejado por muitas dificuldades no caminho, em ver que sozinho não daria certo e que o dinheiro não seria suficiente. Foi meio decepcionante ter que deixar a oportunidade de lado, mas enfim foi melhor assim pois hoje vejo que com a crise que arrasou meio mundo eu fatalmente acabaria sendo mais um a sofrer com ela e poderia perder tudo o que tia e ficar devendo um pouco ainda.


Em Maio de 2008 me durgiu a oportunidade de entrar em uma imobiliária, fui ser corretor... ai vou contar em outro post!

1º emprego


2003


Eu um jovem de 19 anos, achava que o mundo era um lugar belo e as pessoas amigáveis e o que não imaginava é que ia entrar em uma cova de leões onde as pessoas queriam canibalizar umas às outras.
Meu pai me colocou na empresa, entrei na área comercial como assistente de comprar, mal sabia o que era uma rede de supermercados e lá estava eu na maior do país e em um setor que seria umpossível de entrar sozinho.
Comecei a trabalhar e não me saí mal, porém pecava muito nas minhas atitudes por ser "ingênuo", pessoas se aproximavam de mim e já achava que eram amigos, mas logo depois tomava uma porrada para aprender e não aprendia.
Uns meses depois a empresa se juntou a uma outra gigante do segmento aqui no meu estado e lá estava eu em um ambiente pior ainda!!!
Eu achava que era tudo ótimo, as pessoas minhas amigas e tudo mais... tomi porrada de todo o mundo, do meu gerente principalmente, haviam duas pessoas para cada função e é claro que uma ia ser mandada embora.
Não fui, fiquei, o RH me chamou, conversou comigo e eu disse que era muito interessado em fazer a coisa certa e que nada que eu fazia propositado. Ganhei uma aliada.
Fui para um treinamento de comprar em outra cidade com várias pessoas do meu setor e um diretor comercial nacional. Só que não entendeu isso fui eu e fiz muita besteira, falei muita besteira. Abracei o cara e tudo, imagina isso... vc abraçando e sacaneando seu próprio diretor nacional comercial... não sei o que, mas algo de bom esse homem viu em mim. Falo dele depois.
Quando voltei ao escritório as pessoas me olhavam estranho e nesse momento tive um estalo e vi a merda que fiz. Chamei meu gerente para conversar na semana seguinte e disse a ele que eu não fazia nada de propósito e que precisava da ajuda dele para me profissionalizar. Obtive-a. Ele ficou satisfeito pelo papo e disse que não achava que eu fizesse por ingenuidade e sim por estar querendo ser mandado embora. Ficou ao meu lado, mesmo não sendo meu amigo.
Um novo diretor assumiu o comercial do meu estado e o diretor nacional aquele do treinamento vivia por lá... era tudo o que eu não precisava mas ele contou tudo ao meu diretor e eu via quando os dois estavam na sala conversando sobre mim e me olhando pelo vidro... eu ficava com a cara quente, sabe como é?!!! Ele viu algo em mim e o meu diretor me pressionava para meu desenvolvimento, eu correspondi com muito trabalho.
Tinha nesse momento uma nova gerente e ela não tinha uma boa imagem minha, claro. Eu estava sendo substituído e no último momento a pessoa saiu da empresa. Eu fiquei no meu cargo e mostrei meu trabalho, ela me apoiou.
Um dos compradores saiu de férias e eu assimi a carteira dele sem que o mesmo soubesse e mandei muito bem! Dei resultado e comecei a ser melhor visto.
Tempos depois em uma reunião entre gerentes o diretor comentou que eu havia me desenvolvido muito profissionalmente, alguns me deram os parabéns outros não tocaram no assunto e eu fiquei muito satisfeito com aquilo. Me deu um ânimo tremendo para trabalhar.
Houve um grande corte na empresa e eu passei por ele, era assistente inda e o comprador a quem eu assistenciava foi mandado embora. Outro assistente foi promovido, mas não fiquei chateado.
Uns meses depois chegou minha vez.
Não vou falar muito do meu período como comprador pois esse foi bom, eu fui muito cobrado e correspondi bem às espectativas.
Um dia na matriz da empresa cruzei com o diretor nacional comercial e comentei com ele que eu havia sido promovido. Ele sorrindo disse que já sabia e eu vi um ar de acompanhamento naquilo. Fiquei contente, me deu mais ânimo ainda.
Tudo mudara, mas meu salário não por mais de um ano. Isso eu cobrava muito e incomodava meu novo diretor.Bem, eu já tinha experiência e chegou minha vez de ser mandado embora junto com mais um monte de gente em mais um estruturação da empresa.
Saí achando que nunca mais trabalharia naquilo pois não queria mais... Eu estava errado.
Isso era Novembre de 2007

Porquê dicidi fazer um Blog



Bem, não sou uma pessoa que gosta muito de falar da vida e escutar sugestões ou críticas, mas assim seria uma boa maneira de escutar a opinião de alguém, se é que esse blog vai ser lido por alguém mas mesmo se não for posso desabafar!Acho que será bom


Na verdade é mais uma forma de me escutar e refletir sobre minhas atitudes também... sei la... vou em frente assim mesmo, quem sabe no meio do caminho não descubro algo em mim!!!!